Saiba tudo sobre Cronograma Capilar. O que é? Como fazer?

by

O Cronograma é uma combinação de cuidados com os fios que une os 3 tratamentos que o cabelo mais precisa: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Os resultados no Cronograma são incríveis pois o cabelo receberá tudo o que precisa, para isso, você vai precisar investir em produtos para as 3 fases, agora se a grana estiver curta tem como adaptar alguns produtos.

É importante saber que por mais que o cronograma tenha 3 etapas, cada cabelo vai precisar focar em uma delas.

E isso vai depender do seu tipo de cabelo, e do que ele mais precisa é claro.

Como vou saber qual tratamento meu cabelo mais precisa? Como vou saber em qual etapa do cronograma devo me focar mais?

Primeiro passo é identificar o seu tipo de cabelo, como ele se encontra, se tem química nos fios e qual tipo é, se é crespo, enrolado, liso, misto, oleoso ou ressecado…

Vamos entender para que serve cada Etapa isso vai ajudar a saber do que seu cabelo precisa e assim aprender a diferenciar cada máscara no momento da compra.

 

Hidratação: A hidratação tem basicamente a função de repor a água dos fios deixando eles sedosos e macios. Ideal para cabelos sem brilho e ressecados. Usem produtos que contenham silicones, áloe vera (babosa), álcool modificado, são a base de frutas, vegetais, pantenol, vitaminas ou glicerina. O processo pode ser feito toda semana, dependendo da necessidade do cabelo. E na hora da aplicação, sigam as instruções contidas no rótulo da máscara escolhida.

Nutrição ou Umectação: A nutrição tem a função de alimentar os cabelos. Vai devolver os lipídios, ou seja, a oleosidade natural aos fios.Essa etapa é perfeita para cabelos com frizz e desalinhados. Os produtos indicados são: tutano, manteigas (como karité, cacau, abacate, cupuaçu e muru muru) e óleos vegetais (ex: Óleo de Coco/ Óleo de Ricino etc…). O resultado é realmente fantástico e imediato. Para manutenção, o ideal é que o processo seja feito de 15 em 15 dias.

Reconstrução: A reconstrução é a etapa responsável por repor as proteínas dos fios. Se o seu cabelo está poroso, quebradiço, fino ele precisa de reconstrução, vocês podem estranhar o resultado inicial, pois os fios não ficarão macios. Os produtos para este processo devem conter creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, trigo ou proteínas hidrolisadas. Ela deve ser feita após uma hidratação e uma nutrição. Pra quem passou por qualquer química, comece fazendo de 20 em 20 dias. O ideal é 1 vez ao mês. Aplique o produto seguindo as orientações da embalagem e não esqueça de passar condicionador após a lavação, para dar emoliência no cabelo.

E basicamente é isso. O importante é sempre ficar atenta a composição das máscaras.

Eu não sigo o cronograma oficial, pois eu acho legal você mesma montar o seu cronograma. Até por que, cada cabelo tem uma necessidade, né? No início você pode fazer seu cronograma  baseado no cronograma oficial que está abaixo:

download

Imagem retirada do Google

Duas coisas importantes é que você deve tomar cuidado com máscaras que contenham queratina na fórmula (as reconstrutoras). Por que como a gente sabe, queratina em excesso faz mal e pode causar a quebra do fio.

Além disso, você nunca deve fazer uma reconstrução, sem antes fazer uma hidratação na etapa anterior…

Espero que vocês tenham entendido um pouco de como funciona e que consigam colocar em prática também!

Se vocês ainda tiverem alguma dúvida deixem nos comentários…ok?

Beijos

 

1

No Comments Yet.

Deixe uma resposta